Web móvel já tem regras
- Pedro Matos Trigo
- 28/06/2006
- Internet, Tecnologia
A maioria dos actuais telemóveis dispõe de browsers para a Web porque os operadores móveis querem expandir o negócio para além dos serviços de voz, mas apenas 19% dos utilizadores norte-americanos de telemóvel navegam regularmente pela Web com os terminais, de acordo com a consultora M:Metrics.
O Worldwide Web Consortium (W3C), organização sectorial que agrupa 30 empresas, espera ampliar aquela percentagem através das 60 directrizes para desenvolver sites fáceis de usar em telemóveis.
«A maioria dos sites existentes não funciona bem com telemóveis», apontou Daniel Applequist, executivo da Vodafone que presidiu ao grupo responsável pela discussão das regras, acrescentando que, se mais sites oferecessem a facilidade de navegação aos utilizadores de telemóvel, atrairiam mais visitantes.
As directrizes aconselham os responsáveis pelos sites a não usar imagens grandes ou anúncios em formato pop-up que cobririam os ecrãs dos terminais. Sugerem também que o design permita que o conteúdo apareça ao cimo do ecrã, o que permitiria evitar scrolls longos para chegar ao conteúdo desejado.
«Um problema comum é que, num ecrã pequeno, quando um site é carregado, os elementos de navegação como botões de home page e de avanço para outras secções são as únicas coisas que o utilizador vê, em vez do conteúdo de que está à procura», sublinhou Applequist.
As novas regras aconselham ainda os criadores de sites a não usar cookies, que permitem a navegação mais rápida. Tendo em conta que os telemóveis não as permitem, será preciso encontrar alternativas.