Skip to main content

WhatsApp implementa uma funcionalidade pedida por muitos utilizadores

Imagem de Dimitri Karastelev por unsplash Já falamos anteriormente de algumas funcionalidades que o WhatsApp disponibiliza aos seus utilizadores e, recentemente, foi disponibilizada mais uma: associar a mesma conta a um segundo smartphone.Esta funcionalidade já estava a ser requisitada por muitos utilizadores e, finalmente, foi atendida. De momento está disponível na versão beta do WhatsApp […]

Imagem de Dimitri Karastelev por unsplash

Já falamos anteriormente de algumas funcionalidades que o WhatsApp disponibiliza aos seus utilizadores e, recentemente, foi disponibilizada mais uma: associar a mesma conta a um segundo smartphone.
Esta funcionalidade já estava a ser requisitada por muitos utilizadores e, finalmente, foi atendida. De momento está disponível na versão beta do WhatsApp para android e usar este recurso é muito simples! Vamos explicar-lhe tudo de seguida.

Associar dois smartphones à sua conta WhatsApp já é possível

Com este novo recurso, mesmo que o dispositivo primário não tenha acesso à internet, o segundo dispositivo pode ter acesso a todas as conversas do WhatsApp. Facilita-nos imenso a vida, não é verdade?
E usar este recurso é simples! Basta descarregar a nova versão do WhatsApp num dispositivo, abrir o menu e carregar em “Associar um dispositivo” para que lhe apareça o código QR. De seguida, abrir o menu “Dispositivos associados” no telemóvel principal e ler o código QR do segundo dispositivo. Agora só precisa de esperar que a sincronização seja feita.
E, o mais importante, a segurança e privacidade serão mantidas no segundo dispositivo.

Que outras funcionalidades chegaram este ano ou irão chegar ao WhatsApp?

1. Ver as comunidades em comum

Este recurso já se encontra disponível no WhatsApp e permite-lhe ver que comunidades ou grupos tem em comum com qualquer contacto. Para aceder ao recurso basta clicar no nome da pessoa e a informação será apresentada.

2. Entrada em grupos através de um link

Esta funcionalidade pode ser configurada como o administrador preferir. O convite para as comunidades ou grupos é feito através de um link e os pedidos ficarão numa aba destinada a tal a aguardar a aprovação que só poderá ser dada pelos administradores.
Este recurso dá um maior controlo aos administradores e também melhora a privacidade do grupo. É uma funcionalidade muito boa para quem vende através da internet.

Imagem de HeikoAL por pixabay

3. Chamadas de voz no PC

E o último recurso que já se encontra disponível é a possibilidade de fazer chamadas de voz com até 32 pessoas no seu computador. Se prefere chamadas de vídeos, também já as pode fazer no computador, mas só com até oito participantes.
O número de participantes será aumentado no futuro, segundo o WhatsApp. Lembrando que estes recursos só estão disponíveis na aplicação do computador e não na versão web.

4. Enviar mensagens de vídeo

O envio de mensagens de vídeo ainda não está disponível, mas já se encontra em fase de testes segundo as informações partilhadas pelo próprio WhatsApp.
Quando este novo recurso for lançado, será possível enviar mensagens de vídeo de até 60 segundos de forma semelhante ao envio das mensagens de áudio. Os vídeos também serão reproduzidos no próprio chat, ao contrário do que acontece de momento, em que os vídeos abrem numa nova janela.

5. Mensagens de áudio que se ouvem apenas uma vez

Da mesma forma que é possível enviar fotos de visualização única, o WhatsApp está a testar o envio de mensagens de áudio que se podem ouvir apenas uma vez. Assim que forem ouvidos pela primeira vez, os áudios serão destruídos.
Este recurso evita que os áudios sejam reproduzidos mais do que uma vez e ainda que sejam enviados para outras pessoas ou guardados. Após a primeira reprodução o áudio será removido da conversa e o ficheiro será apagado do telemóvel.
Este recurso ainda não tem data de lançamento.

6. Chat em áudio

Ainda não se sabe muito sobre esta funcionalidade ou sobre a data de lançamento, mas está a ser criado um ícone com o formato de uma onda de áudio. Supõe-se que ao clicar nesse ícone seja aberta uma conversa em tempo real sem que seja necessário sair do chat.
Acreditamos que sejam lançadas mais informações em breve.

7. Destaque de mensagens

E, para concluir, as mensagens em destaque. Este recurso vai permitir fixar mensagens no topo da janela da conversa, uma opção mais prática para encontrar as mensagens guardadas.

Só nos resta esperar pelas próximas novidades e que nos facilitem tanto a vida como as anteriores.