Wikipédia: conflito entre Portugal e Índia era mentira

Na Wikipédia nem tudo o que lemos é verdade – exemplo disso foi o mais recente embuste que relatava um conflito inexistente entre Portugal e Índia, no séc. XVII.

Wikipedia: conflito entre Portugal e Índia era mentira

Um artigo da Wikipédia que dizia respeito a um alegado conflito – apresentado como ‘Conflito Bicholim’ – entre os dirigentes portugueses de Goa e o império indiano Maratha conseguiu passar despercebido durante cinco anos. Submetido em Julho de 2007, só recentemente se descobriu que não passava de uma mentira.

De acordo com as informações avançadas pela France Presse, o artigo dizia respeito a um conflito que teria ocorrido entre 1640 e 1641. Após um exame atento e alguma investigação, cheguei à conclusão que aquele artigo era um embuste inteligente e elaborado, comentou um dos editores da Wikipédia, responsável por ter detectado a mentira. Além do conteúdo do artigo, também as fontes referidas – 17 ao todo – se revelaram inexistentes.

Já não é a primeira vez que é detectado um artigo desta natureza na popular enciclipédia virtual: até à data, o artigo detentor do recorde de permanência no popular website dizia respeito a Gaius Flavius Antoninus, o alegado assassino de Júlio César, e terá permanecido online entre Junho de 2004 e Julho de 2012.