O terceiro trimestre fiscal de 2013 (Q3) assistiu à consolidação oficial de uma troca de posições entre o Windows Phone e o BlackBerry, segundo os mais recentes dados da Gartner, que a título de comparação também disponibiliza dados relativos ao Q2 do mesmo ano. Durante o segundo trimestre fiscal, a BlackBerry terá registado 8,9 milhões de unidades vendidas contra os 4 milhões de dispositivos Windows Phone comercializados naquela altura.
Quem parece não se querer descolar tão cedo da posição dominante é o Android: os dados avançados pela Gartner entram em concordância com os resultados divulgados recentemente pela IDC e sugerem que quatro em cada cinco smartphones vendidos globalmente correm o sistema operativo da Google. E claro, a Samsung é quem mais sai a ganhar com isto tudo: a empresa sul-coreana vendeu 80,4 milhões de smartphones durante o Q3 de 2013, sendo actualmente a empresa dominante de todo o mercado.
Nomes como a LG, Lenovo e Huawei, contudo, parecem também estar a beneficiar – ainda que de forma bem menos significativa que a Samsung – da plataforma da Google, uma vez que todas registaram vendas acima dos 11 milhões de unidades.
Veja também: O sucesso da Nokia com os Windows Phones baratos pode ser a infelicidade da HTC
