A Xfera, grupo licenciado para operar o UMTS em Espanha deu por perdida a sua batalha com o governo do país vizinho para operar uma rede GSM própria – que lhe permitisse suportar o compasso de espera – e decidiu suspender o seu projecto 3G até que a tecnologia esteja disponível.
A Xfera, que tem como accionistas maioritários a Vivendi, a ACS e a Sonera reconhece que, apesar do prazo para o arranque do UMTS em Espanha fixo pelo governo ser Junho de 2002, na realidade antes dos primeiros meses de 2003 não será possível iniciar a exploração do serviço.
Mantendo-se as condições actuais a empresa promete voltar em força em 2003. Até lá, deveá ser dispensada cerca de 3/4 da sua força de trabalho.
A X-Fera tinha conseguido um acordo com a Airtel para alugar a sua rede GSM. Renuncia assim à ideia.
Em negociação ficam os pagamentos relativos aos contratos com os diversos operadores que iam fornecer equipamento à X-Fera. A empresa tinha-se comprometido em gastar 1482 milhões de Euros no desenvolvimento da sua rede este ano e o próximo. Valor de que, até agora, apenas tem gastos cerca de 300 milhões.