Xadrez no 7650

Estão a chegar os jogos de “arcádia” aos telemóveis a cores e com suporte Java. O Nokia 7650 foi brindado com o ChessGenius.

Os programadores garantem que o mesmo jogador tem a possibilidade de entrar no jogo em 30 níveis diferentes de dificuldade, desde o tradicional easy (fácil) ao complexo blitz (para mentes brilhantes, só à altura de “Kasparovs” de trazer por casa!), com contagem de tempo, recordes de jogadas, ecrãs de pensamentos e possibilidade de guardar uma determinada partida para continuar quando se pretender.

O mais curioso é que o programa foi construído com a ajuda de jogadores de xadrez que venceram dez campeonatos do mundo. O jogo suporta ainda alguns truques familiares do xadrez, mas menos conhecidos do público em geral, como empate por repetição, regra das 50 jogadas, en passant, castling e subpromoção.

O ChessGenius tem um comando que coloca o telemóvel a jogar sozinho (com dois elementos virtuais), para lições dos mais ávidos, e permite a utilização do tabuleiro por dois jogadores em simultâneo. A empresa garante actualizações gratuitas para quem comprar o jogo e anuncia com alguma pompa e circunstância que o programa ocupa o reduzido espaço de 65Kb.