Xfera adia UMTS para 2003

Mais uma baixa por adiamento no mercado 3G europeu. Os espanhóis da Xfera adiaram o seu sistema UMTS para 2003.

Nada que já não se adivinhasse. A operadora de telecomunicações móveis espanhola Xfera anunciou o adiamento da sua rede UMTS para 2003. Uma data bem mais aceitável que 2002 exigida por quase todos os governos europeus, para o lançamento das redes de terceira geração.

Apesar das benesses dadas pelo executivo de Jose Maria Aznar, para os concessionários vencedores das redes UMTS em Espanha – e à semelhança do que já aconteceu em quase todos os países comunitários -, a Xfera jogou pelo seguro e anunciou que comunicações de terceira geração só em 2003.

Entretanto, outro dos concessionários vencedores em Espanha, a Amena, contraiu o maior empréstimo financeiro espanhol do ano, com 398 milhões de pesetas, divididas por 26 instituições bancárias, para suportar os custos do arranque das suas redes de GPRS e UMTS.

A hora do aperto está a aproximar-se e é curioso verificar as mais diversas soluções seguidas pelas operadoras móveis europeias. Se umas tomam mais precauções e decidem adiar o lançamento até a tempestade acalmar, outras apostam tudo no mesmo cavalo à espera de resultados práticos…imediatos. É mesmo o tempo do tudo ou nada.