Yezz junta-se à Google no projecto Ara
A Google convidou a fabricante de smartphones a fabricar módulos para o projecto Ara.
O projecto Ara da Google consiste numa massiva revolução do mundo das telecomunicações. Como?
Imagina um mundo onde tens um smartphone de gama média, com uma câmara razoável e um processador mediano. Começas a ter muito trabalho e confias no teu telemóvel para guardar infomações importantes, consultar e enviar múltiplos emails, ao mesmo tempo que nas horas vagas te começas a interessar por fotografia e pretendes começar a tirar fotos com uma qualidade superior, sem quereres gastar dinheiro num máquina profissional.
A opção mais lógica a fazer será comprar um smartphone melhor, certo?
Errado.
O projecto Ara da Google tem como objectivo fabricar smartphones em que as componentes possam ser mudadas individualmente, sem a necessidade de adquirir um dispositivo novo. Os dispositivos respeitantes ao projecto são conhecidos como “telemóveis modulares”.
E será já a partir deste ano que o projecto Ara começará a dar frutos.
Depois da Google ter convidado a fabricante Yezz Mobile a juntar-se ao projecto, será já no decorrer da MWC (Mobile World Congress) que a empresa irá apresentar os primeiros módulos produzidos. Existe até, um site dedicado exclusivamente a esta recente parceria.
A explicação pela qual a Google contactou a Yezz é dada pelo co-fundador da empresa, Luis Sosa:
“A Google aproximou-se de nós principalmente porque a Yezz tem vindo a crescer não apenas na América Latina, mas também nos Estados Unidos e na Europa. Mas há mais: a Yezz é um produto para as massas, e é isso mesmo que a Google pretende com o projecto Ara… Eu acredito que os telemóveis modulares irão transformar a indústria dos smartphones das mesma maneira que as aplicações transformaram o mundo dos smartphones”.
Ainda de acordo com Sosa, a empresa já fabricou cerca de 100 protótipos de módulos diferentes em fábricas localizadas nos Estados Unidos e na China.
Este será um dos eventos mais aguardados no decorrer da MWC, dada a dimensão do impacto que esta nova tecnologia poderá eventualmente causar no universo mobile.