ZTC QS680 review

Leia a nossa review ao Dual SIM ZTC QS680, um telemóvel made in Portugal e com a marca da fabricante nacional ZTC. Saiba mais sobre o Dual Sim ZTC QS680.

O Telemoveis.com teve a oportunidade de analisar o Dual Sim ZTC QS680, um telemóvel Dual Sim com alguns pormenores interessantes, totalmente forjado em Portugal. Brevemente vamos acrescentar novos telemóveis Dual Sim da ZTC ao expositor, além de analisar vários modelos que já temos disponíveis na redacção. Fiquem atentos!

Este Dual Sim ZTC QS680 é um telemóvel atraente e, à primeira vista, poderia lembrar um telemóvel Huawei ou até mesmo um qualquer modelo dual sim da BlackBerry. Mas vamos ao que interessa.

Primeiras impressões do telemóvel ZTC QS680

Assim que abrimos a embalagem e pegámos no Dual SIM ZTC QS680, ficámos impressionados com a qualidade de fabrico e construção deste telemóvel. O Dual Sim ZTC QS680 tem apenas 9,5 mm de espessura, é bastante fino e pesa apenas 78 gramas.

E se estas medidas sugerirem fragilidade, enganem-se. Como referimos, o Dual Sim ZTC QS680 tem uma qualidade de fabrico e construção bastante boa, pelo que é um telemóvel resistente e com uma estética bastante atraente. 

E o que apresenta um telemóvel Dual Sim da ZTC, a respeito de especificações técnicas? O teclado QWERTY do ZTC QS680 salta à vista, até porque recentemente tivemos a oportunidade de o colocar lado a lado de um telemóvel Huawei e notámos que as teclas do ZTC são maiores (o que é positivo, visto facilitar a escrita neste formato).

O teclado QWERTY encontra-se debaixo do ecrã, à boa maneira dos Blackberry. Além disso, cobre o essencial em termos de conectividade, traz Bluetooth 2.0, suporte para cartões microSD (até 8 GB), suporta vários formatos áudio e vídeo e ainda uma câmara digital de 2 MP.

Dual_SIM_ZTC_QS680_02

Rede e Conectividade do ZTC QS680

Se num telemóvel comum o suporte de rede e as opções de conectividade são essenciais, então num Dual Sim ganham o dobro da importância (curiosamente!). O Dual Simn ZTC QS680 não suporta 3G e trabalha na frequência GSM 900/1800.

Enquanto utilizámos o Dual Sim ZTC QS680 não tivemos qualquer problema na recepção ou na execução de chamadas, e o suporte de rede foi sempre bom. Houve apenas uma única ocasião em que, num espaço fechado, o telemóvel só conseguiu apanhar uma das redes disponíveis, e mesmo nessa ocasião a rede disponível não ofereceu quaisquer desafios.

Se além do essencial ainda gostar de pesquisar na net, saiba que o Dual Sim ZTC QS680 também suporta WiFi (embora não o tenhamos utilizado muito frequentemente, e já explicamos porquê). Ainda assim, achámos que os utilizadores de telemóveis Dual Sim não fazem da navegação na Web uma prioridade. 

O ZTC QS680 permite aos utilizadores navegar na Web, e disponibiliza o Opera Mini Browser. No entanto, a experiência de navegação Web não é (obviamente) o ponto forte deste telemóvel, funcionando antes como um complemento à experiência de utilização. Achamos que, em futuros modelos, e caso a ZTC resolva apostar em modelos mais orientados para o entretenimento e media, este aspecto será sem dúvida tido em conta.

O único desafio com que nos deparámos ao navegar pela Web no Dual Sim ZTC QS680 foi com o próprio pad,  que por vezes nos obrigava a entrar em links (ou secções do menú do telemóvel) contra a nossa vontade, o que se revelou frustrante. A razão foi sem dúvida a nossa iniciação neste modelo, e a falta de habituação. Situação que se resolveu após um dia de uso.

Capacidade de Memória do ZTC QS680

O ZTC QS680 tem 512 MB de memória interna, o que não é suficiente para quem planeia utilizar este telemóvel para usufruir de conteúdos multimédia com muita frequência. No entanto, é possível expandir a memória até 8GB via cartão MicroSD (que apesar de não ser um espaço de armazenamento invejável, já permite sem dúvida ter alguma mobilidade).

Mas sejamos pragmáticos: o Dual Sim ZTC QS680 tem uma capacidade de armazenamento de SMS’s razoável (500 mensagens) e permite guardar até 1000 contactos. Achamos que são valores perfeitamente adequados e que não há necessidade de serem mais elevados (quem vai, obrigatoriamente, ter mais de 1000 de telemóvel registados? Nota: na verdade nós sabemos de algumas pessoas assim!).

A capacidade de memória não é fenomenal, mas não nos podemos esquecer que o Dual Sim ZTC QS680 é um telemóvel mais tradicional, com os benefícios de nos permitir aceder ao e-mail e à Web. Longe de ser um smartphone premium, achámos apenas que uma capacidade de expansão (via microSD) até 8GB é apenas adequada, e que não perderia absolutamente nada em suportar mais espaço (quem sabe 16GB?).

A câmara digital do ZTC QS680

O ZTC QS680 vem equipado com uma câmara digital de 2MP (com Flash), que por sinal nos surpreendeu pela positiva. Apesar de 2 MP parecer menos do que razoável, a verdade é que as fotos tiradas com a câmara digital do ZTC QS680 conseguem ter uma qualidade bastante aceitável, e podem apresentar resoluções de 1600 x 1200, um tamanho já por si considerável.

As câmara permite-nos também alterar o contraste e o grau de luminosidade que queremos captar na imagem. A título de exemplo, deixamos presentes algumas fotos tiradas com a câmara digital do Dual Sim ZTC QS680.

Dual_SIM_ZTC_QS680

O ecrã do ZTC QS680

O ecrã do ZTC tem apenas 2.2 polegadas (320×240), pelo que não será um telemóvel especificamente criado para a visualização de conteúdos multimédia. E mesmo com o suporte vídeo, o ZTC QS680 acusa que essa não é a sua verdadeira função. No entanto é agradável termos presente que estas funcionalidade são possíveis, e encaramo-las mais como um bónus do que como um desempenho obrigatório do ZTC QS680.

Mas temos que dar o braço a torcer, este telemóvel Dual Sim ZTC exibe o seu propósito. Se tivermos que escolher um telemóvel por uma questão de entretenimento, certamente que não será um dual SIM. Os telemóveis Dual SIM obedecem a fins mais práticos e existem para satisfazer uma necessidade.

Música e Vídeo do ZTC QS680

O ZTC QS680 não é, honestamente, a nossa primeira opção para desfrutarmos de conteúdos multimédia, mas isso não significa que este telemóvel não nos permita fazê-lo. Na verdade a qualidade do áudio é boa, e apesar do espaço (expansível até 8GB via microSD), conseguimos desfrutar de uma playlist longa o suficiente para nos acompanhar uma viagem inteira.

Quanto a vídeos, definitivamente não é a qualidade de maior destaque neste telemóvel. Os utilizadores de telemóveis Dual SIM também não tendem a procurar este género de características (se bem que num futuro muito próximo a tendência se possa inverter).

O ecrã é pequeno (e a culpa é nossa, e dos smartphones que revolucionaram a mobilidade dos conteúdos multimédia) e não é o mais indicado para vermos vídeos, nem o espaço de armazenamento é suficiente para guardarmos conteúdos deste género.

Dual_SIM_ZTC_QS680_03

Conclusões sobre o ZTC QS680

O Dual Sim ZTC QS680 não é um Samsung Galaxy S 2, nem faria sentido comparar estes dois telemóveis. Já referimos que este é um telemóvel dual SIM, que tem como bónus características apelativas como a possibilidade de acedermos aos nossos e-mails, navegarmos na Web e WiFi. Não faz, portanto, sentido compararmos este telemóvel a modelos mais sofisticados. Faz parte de uma outra categoria.

A nossa opinião? O ZTC QS680 é um telemóvel imensamente interessante. Primeiro que tudo, pelo facto de ser fabricado em Portugal. Talvez por esse motivo sejamos mais críticos com estes modelos, mas também nos faça ter mais orgulho quando encontramos contrapartidas positivas.

O ZTC QS680 não é perfeito e, na nossa opinião, poderia levar algumas melhorias no futuro. O pad que nos permite navegar pelos menús requer alguma habituação, a navegação da Web não é um dos motivos que nos faria comprar um telemóvel destes. Encontrámos também um pequeno problema, que diz respeito aos alarmes do telemóvel. Quando o ZTC QS680 está em modo Silêncio, isso implica que não possamos ouvir os alarmes programados.

Obriga, portanto, um utilizador a colocar o telemóvel num modo mais barulhento, de forma a podermos ouvir os alarmes programados. Passemos agora aos aspectos positivos. Nunca nos cansamos de traçar diferenças entre telemóveis tradicionais (mais práticos) e smartphones. O ZTC QS680 Dual SIM faz parte dos primeiros, e é um telemóvel perfeitamente adequado para tal.

Na verdade nós reconhecemos que a ZTC é uma fabricante bem sucedida dentro deste segmento de telemóveis (em breve acrescentaremos novos modelos). A bateria ofereceu uma autonomia bastante interessante (tendo em conta que é Dual SIM, e a utilização intensiva que lhe demos no dia a dia), tendo conseguido aguentar três dias sem carregamentos.

O sistema operativo nativo deste telemóvel está muito longe de ser um Android, mas é intuitivo e a ZTC aprimirou-o, com alguns pormenores estéticos bastante agradáveis.

Ficámos satisfeitos com a utilização do Dual Sim ZTC QS680, e podemos adiantar desde já que está disponível a partir de 139,90 euros, um preço bastante acessível para o telemóvel que temos nas mãos.