ZTE Apollo, o primeiro Android de 64-bits?

É conhecido por Apollo e poderá ser o primeiro smartphone Android de 64-bits da ZTE, de acordo com um órgão de comunicação chinês

Por enquanto são rumores – Não são conhecidos detalhes muito concretos em relação ao ZTE Apollo, mas pensa-se que vem equipado com um dos novos processadores Snapdragon da Qualcomm (desconhece-se qual). Este smartphone poderia ser de gama elevada, uma vez que o nome de código “Apollo” tem sido comparado à nomenclatura do seu antecessor – ZTE Grand S II -, conhecido internamente por “Athena”.

Snapdragon 808 e 810 – Os novos processadores da Qualcomm são avançados como as propostas mais óbvias para o próximo topo-de-gama da ZTE. Ambos tiram partido da arquitectura big.LITTLE, mas diferem em termos de especificações técnicas. O 808 vem equipado com:

• Processador dual-core ARM Cortex-A57
• Processador quad-core ARM Cortex-A53
• Adreno 418 (unidade de processamento gráfico)
• Suporta velocidades de RAM até 933 Mhz com um rácio de transferência de 14.9 GB/s

Essencialmente apresenta 6 núcleos, distribuídos em dois processadores. Já o Snapdragon 810 vem ligeiramente mais artilhado, e apresenta:

• Processador quad-core ARM Cortex-A57
• Processador quad-core Cortex-A53
• Adreno 430 (unidade de processamento gráfico)
• Suporta frequências de RAM até 1600 Mhz, em velocidades de transferência de 25,6 GB/s

O outro smartphone dos 64-bits – O Apple iPhone 5S é, até à data, o único smartphone cujo processador apresenta uma arquitectura de 64-Bits. O Android ainda não é capaz de tirar totalmente partido de um processador com essa capacidade, além de se estimar que os custos de produção para criar processadores de 64-bits é bastante elevado. Os dois novos processadores da Qualcomm, contudo, tiram proveito desta arquitectura.

Leia Também

Tecnologia carrega bateria do telemóvel em 30 segundos (vídeo)
Personalize os módulos do seu smartphone a partir de 2015
Famoso toque de telemóvel da Nokia fez 20 anos
Sugestão Apple iPhone: 4 formas para reduzir o consumo de dados no seu smartphone

ZTE Apollo, o primeiro Android de 64-bits?