Chip sensor de imagem com 2 mpx

A Samsung anunciou um novo chip sensor de imagem para telemóveis com câmara e câmaras digitais de nova geração.

O novo Samsung 2megapixel CIS oferece à indústria o formato óptico mais pequeno do mundo, com 2.8mm2 pixel, com um tamanho de 1/3.2 polegadas, disponibilizando aos designers uma solução líder para o futuro dos telemóveis com câmara. O novo sensor opera a 34MHz e a 15 frames por segundo em apenas 80mW, graças à tecnologia de design de baixa energia.

Oferecendo uma superior performance low-light, o novo chip sensor capta imagens vibrantes até 2 lux, com o mínimo de iluminação, excedendo os níveis sensoriais dos dispositivos comuns baseados em CMOS. Para uma focalização automática, o sensor está desenhado para manter sempre nítida uma imagem, mesmo que o ângulo varie, permitindo a utilização tanto de close-ups como de imagens ao longe, com os requisitos normalmente disponibilizados nas câmaras digitais, melhorando significativamente as suas performances.

«O novo chip sensor detém a melhor sensibilidade, tamanho e reprodução de cor da indústria, demonstrando que os nossos produtos respondem ás continuadas exigências do mercado de fabricantes», afirma o vice-presidente da Samsung Electronics e líder do Imaging Project Team, Yong-hee, garantindo que «no caso da nossa tecnologia CIS, estamos certos que as novas gerações de câmaras digitais e telemóveis com câmara irão recorrer ao novo sensor Samsung».

De acordo com a empresa de estudos de Mercado TSR, o mercado de telemóveis com câmara atingirá as 350 milhões de unidades em 2008, contra as actuais 180 milhões.