Skip to main content

IM para todos

Operadores móveis fazem acordo mundial.

Durante o evento da 3GSM, que decorre em Barcelona, foi apresentado o acordo com a presença dos executivos de topo da Telefónica Moviles, António Viana Baptista, da Orange, Sanjiv Ahuja, da Vodafone, Arun Sarin, da Telecom Italia (TIM), Riccardo Ruggiero, da China Mobile, Wanga Jianzhou, e da T-Mobile, René Obermann.

Trata-se de um acordo semelhante ao firmado em tempos relativamente às SMS e que vem permitir aos utilizadores comunicarem entre si através do instant messaging mesmo que usem redes de operadores diferentes.

Um total de 15 operadores subscreveram este acordo, incluindo as principais da Índia, e comprometeram-se a aplicar os princípios fixados para o GSM em termos de segurança, simplicidade, fiabilidade, interoperabilidade e transparência de custos segundo o princípio de que paga quem faz a chamada.

Na conferência de imprensa para revelar o acordo, os executivos dos operadores adiantaram que se trata de interconectar as redes móveis mas também de assegurar a interoperabilidade com emrpesas de Internet como o Yahoo! E o MSN.