Inmarsat

A Inmarsat surgiu para dar apoio à marinha mercante mas rapidamente estendeu a sua acção a outras áreas das telecomunicações por satélite.

Acrónimo de International Maritime Satellite Organization, a Inmarsat foi constituída em 1979, tendo iniciado operações em 1982.

Originalmente produto da cooperação inter-estadual, nascida no seio da então International Maritime Consultative Organization, actualmente the International Maritime Organization (IMO) a joint-venture Inmarsat chegou a agrupar oitenta e cinquenta estados cooperantes antes de ser privatizada, em 1999.

Satélite Inmarsat Destinada, inicialmente, a providenciar serviços de comunicação para navios, a Inmasar lançou no início da década de noventa um serviço de telefonia móvel por satélite e tem, ainda, alargado o seu leque de operações à comunicação em banda larga de dados.

Dos consórcios multinacionais de comunicação por satélite a Inmarsat deve ser o único de que se não conhece registo de haver enfrentado a bancarrota.

Os satélites Inmarsat estão situados numa órbita geoestacionária, a 35,786 km da Terra, o que força a que os telefones móveis tenham volumes na ordem mínima do tamanho aproximado de um laptop.

http://www.inmarsat.com

Artigos relacionados:
Introdução às comunicações móveis por satélite.
Como observar satélites a olho nu.
Iridium
Globalstar
ICO
Thuraya
Odyssey
AcEs