Internet de choque
- Telemoveis.com
- 03/09/2001
- Internet, Tecnologia
Ao que parece, não é novidade utilizar as redes de electricidade para transmissão de dados. Embora causem alguns embaraços tecnológicos, quer para os cibernautas, quer para os comuns utilizadores da corrente eléctrica. Mas a RWE Powerline GmbH parece ter descoberto uma maneira de agradar a gregos e a troianos.
A disponibilização de acesso à internet pela rede eléctrica não tem sido muito desenvolvida e aperfeiçoada pois, segundo parece, não favorece quem navega (devido aos ruídos provocados por outros aparelhos ligados à corrente) nem os utilizadores mais sensíveis de electricidade, como é o caso dos radioamadores que se queixam, também, de interferências, mas desta vez pelo facto dos postes de electricidade, devido à transmissão de dados, tornarem-se em autênticas antenas gigantes.
O serviço foi inaugurado no passado dia 1 de Julho, segundo noticiou o Digito , e, até hoje, ainda ninguém se queixou de nada. São 400 clientes da RWE Powerline GmbH que podem usufruir da comodidade de, sempre que lhe apetecer, ligar o PC a uma qualquer tomada eléctrica e, em bom estilo de 2 em 1, fornecer o computador de corrente eléctrica e de acesso à rede global.
A tecnologia usada permite ao serviço não só a transmissão de dados a 250kbs – 1/4 de Mb -, como também o envio de sinais de voz. Ou seja, a possibilidade de fabricar um telefone de ligação à tomada eléctrica também pode estar na forja. Aliás, até que não era má ideia deixar de haver tomadas para tudo e mais alguma coisa em casa. É da luz, é da televisão, é do telefone, é agora, também, da aspiração central, enfim, as paredes todas (literalmente) esburacadas. Uniformização, neste caso, não seria mau de todo.
P.F.