Nokia 6630
CARACTERÍSTICAS
Ecrã : 110 x 60 x 21 mm, capaz de 65 mil cores.
Câmara : 1.23 megapixéis (resolução máxima de 1280 x 960 pixéis). Zoom 6x. Grava vídeo com som até 1 hora de extensão.
Multimédia: Polifónico a 48 tons. Inclui software Real Player e suporta os formatos vídeo .3gp, .mp4, vídeo MPEG-4, vídeo H.263 e áudio AMR, RealMedia, MP3 e AAC. Java Midp 2. Formatos de imagem JPEG, GIF87a/89a, EXIF, WBMP, BMP, MBM, PNG.
Messaging : SMS, MMS, cliente de email, IM, com browser multimodos WAP 2.0 XHTML/HTML.
Conectividade: Bluetooth e USB 2 mediante cabo incluído.
Redes : Tribanda GSM (900/1800/1900), UMTS, Edge e GPRS (classe 10).
Memória: 10 MB internos + cartão RS-MMC de 64 MB (incluído).
Bateria : BL-5C 900 mAh, Iões de Lítio Reclama até 3 horas em conversação e a té 11 dias em espera.
O melhor : Memória, software, versatilidade multimédia, velocidade de processamento.
O pior: Posição fixa da única câmara dificulta a vídeochamada; ecrã a 65 mil cores ao invés de 252 mil.
Conclusão: Tribanda GSM, com EDGE, GRPS e WCDMA é uma boa aposta para viajantes frequentes, carentes de um ponto de acesso rápido à Internet. A expansibilidade, mormente via bluetooth, é, dado o sistema operativo, potencialmente maior do que a dos concorrentes.
O 6630 representa um esforço assinalável da Nokia para se manter na vanguarda da terceira geração. Para tal conta com a versatilidade do sistema operativo, impulsionado pela série 60 da Symbian, na qual a marca parece apostar cada vez mais, uma memória generosa, uma única mas boa câmara agregada e software para dela retirar o máximo partido, entre outras características. Vejamo-lo em detalhe.
Com 127 gramas de peso, o telefone é relativamente pesado por comparação com muitos modelos GPRS, mas ainda assim representa um compromisso razoável face a outros terminais 3G (o SonyEricsson V800, por exemplo, anteriormente revisto aqui no Telemoveis.com, ostenta um peso de 128 gramas; o SGH-107 da Samsung 120 gramas).
A sua aparência, com uma base em semicírculo, aproxima-se da do antigo 3650. Proporciona uma pega agradável, ainda que hipoteticamente bojuda para mãos mais pequenas e delicadas.
As teclas prateadas, bastante stylish , introduzem um elemento de distinção, sendo agradáveis ao tacto.
Capaz de reproduzir 65 mil cores, o ecrã, com uma resolução de 176 por 208 pixéis, destaca-se pelos seus elevados níveis de luminosidade e contraste. Permite exibir até oito linhas de texto em simultâneo.
Na metade posterior, a lente da câmara é protegida passivamente por um anel de borracha saliente, em cor negra, que evita a abrasão com o telefone pousado.
De resto, o modelo é de uma forma geral robusto, sendo de assinalar também a protecção lateral à ranhura do cartão de memória RS-MMC, do qual é fornecido um exemplar com o telefone, com a capacidade de 64 MB.
Servido por um processador de 220 Mhz, o 6630 é um telefone manifestamente veloz em termos da navegação entre menus e da sua operação global. Para além das comuns funções de organizador dos contactos e compromissos pessoais, incluindo calendário e calculadora, o telefone, à semelhança do 6670, vem com software Quickoffice para a edição de documentos e a visualização de anexos de e-mail.
As possibilidades de videostreaming, mormente para vídeochamada, são apenas prejudicadas pelo facto de o terminal incluir apenas uma câmara, não orientável, que o torno pouco prático (é impossível estar simultaneamente a ver o rosto de quem chama no ecrã da frente e a mostrar o próprio rosto, com a câmara, situada atrás).
Uma forma de contornar a questão é a aquisição do acessório PT-8, uma espécie de berço, com uma câmara embutida; o que se funciona bem numa secretária, e no escritório/em casa, é pouco prático fora dele, tanto mais que o seu funcionamento requer a ligação a uma tomada eléctrica.
De resto, mediante a conexão sem fios bluetooth é possível utilizar o 6630 como modem, para acesso a partir de um portátil, PDA ou mesmo computador de secretária, à Internet, com a facilidade da banda acrescida da terceira geração e velocidades de descarga próximas dos 40 KB/seg.
Acresce que o 6630 é o primeiro telefone WCDMA com suporte adicional EDGE, o que reforça esta sua mesma vocação como ponto de acesso à banda larga em Internet sem fios.
A nível da conectividade, a ausência porta de infra-vermelhos é compensada pela inclusão de um cabo USB para transferência de dados.
|
|
|
|
|
|
|
|
Leg.: Animações de capturas de algumas das diversas funcionalidades do Nokia 6630. |
Com uma câmara de 1.23 megapixéis (zoom até 6x, resolução máxima de 1280 x 960 pixéis), baseada num sensor CMOS, a qualidade das capturas de imagem obtidas é bastante boa; sendo o seu usufruto reforçado pela possibilidade de gravação de vídeo (nas resoluções 174 x 144 pixéis ou 128 x 96 pixels) com duração até 1 hora, incluindo som.
Para esse efeito, o telefone incorpora ainda um editor de vídeo com o qual se podem realizar efeitos/montagens de relativa complexidade (ver um exemplo na captura de ecrã animada).
Para além de tocar MP3 (que podem ser usados como toque de chamada), a versão do RealPlayer Mobile instalada, também faculta a leitura de ficheiros em formato AAC. Ouvir música com os auriculares estéreo incluídos é assim agradável q.b. (outros formatos suportados incluem o .3gp, .mp4, vídeo MPEG-4, vídeo H.263 e áudio AMR e RealMedia).
No plano da memória, a relativa frugalidade dos 10 MB internos é complementada, já o notámos, com a oferta de um cartão RS-MMC de 64MB (é possível trocar de cartão sem necessidade de reiniciar o telefone para o ver aceite).
Leg.: Em cima exemplos de fotos tiradas do mesmo local nos modos VGA (à esquerda) e na resolução máxima, à direita. Clique nas imagens para as ver no tamanho original.
|
|
Leg.: Supra, exemplo de aplicação de zoom digital. Clique nas imagens para as ver no tamanho original.
|
|
Leg.: Em cima, várias fotos tiradas com o Nokia 6630. O resultado é globalmente bastante bom. Clique nas imagens para as ver no seu tamanho original, conforme produzidas pelo telefone. |
Para a bateria BL-5C 900 mAh, de iões de lítio, o fabricante reclama at é 3 horas em conversação e até 11 dias em espera. Com a utilização intensa do bluetooth, das funções de videostreaming e ou do 3G, o utilizador deve no entanto esperar ver os valores indicativos apreciavelmente reduzidos; questão que se coloca aliás com todos os modelos 3G que temos vindo a testar.
Com a inclusão de 74 MB de memória (10 MB internos + 64 no cartão incluído contra, por exemplo, os 7 + 32 MB do Sony Ericsson V800) e um processador veloz associado à superior versatilidade da plataforma Symbian, o 6630 leva vantagem face à concorrência. Já a ausência de uma câmara secundária deve ser encarada como a sua principal desvantagem, especialmente para quem esteja interessado na vídeochamada.
Por preços equivalentes face aos demais modelos 3G (em regra apenas ligeiramente mais caro), a opção pelo 6630 deve ser ponderado em função da utilidade que se lhe pretenda dar, sendo ainda outro factor a ter em consideração a inferior reprodução de cores (65 mil contra 250 mil seja do V800, seja por exemplo do Samsung SGH-Z107) do seu ecrã, embora, no cômputo global, este nos deixe bastante satisfeitos pelos seus bons luminosidade e contraste.
Quem entenda a vídeochamada como função desprezível, seja um viajante frequente e ou prefira uma certa flexibilidade/«expansibilidade» na utilização a dar ao telefone (por exemplo, tendo em vista acoplá-lo a um sistema de GPS por bluetooth para utilização de software de navegação, como o TomTom Mobile) terá nele provavelmente a sua melhor opção.