Nokia e os Índios
O programa, chamado “Vision One by Cellular One and Nokia”, em conjunto com a CTIA Wirless Foundation, vai fazer com 30.000 telemóveis da marca finlandesa sejam distribuídos pelas tribos de americanos nativos a viver em reservas, nas áreas do Arizona e do Novo México. Um donativo sem precedente, quer na indústria quer nos Estados Unidos.
O programa consiste em dotar os índios, a viver em reservas, de meios de comunicação tecnologicamente avançados, a custos reduzidos, muito embora os primeiros 25 meses sejam gratuitos no que diz respeito a chamadas de emergência (são sempre), assim como para a grande maioria das instituições que oferecem assistência às comunidades.
As regiões das reservas são extremamente acidentadas, onde fica difícil fazer chegar linhas de telefone convencionais. Aliás, só assim se explica que num país onde a taxa de penetração do telefone é de 94%, essa média nas reservas índias baixe para os 47%.
Ou seja, a Nokia quis acabar com as comunicações por fumos e decidiu doar 30.000 telemóveis, do modelo 282, numa iniciativa orçada em 2,3 milhões de dólares. O serviço de comunicações móveis será garantido por um período de 25 meses aos índios norte-americanos pelo FCC Universal Services e pela Arizona Corporate Commission.