Nokia importa trackerball
Segundo consta do registo de patente “O dispositivo incorporado compreende um sistema de trackball amovível ligado ao terminal e pelo menos um sensor de posição rotativo ligado ao próprio dispositivo. O sensor inclui um globo que gira na superfície exterior do trackerball. O dispositivo está configurado de maneira a que o utilizador possa movimentar a esfera em movimentos aleatórios”.
Ao que parece, a Nokia está a dar uma enorme cobertura às bases de registo desta patente, que incluem todos os métodos conhecidos de construção de um sistema de trackerball, e as suas aplicações num terminal móvel. Segundo explicações da marca, este dispositivo irá permitir uma maior liberdade e facilidade no manuseamento do telemóvel, sem que seja preciso estar a olhar para o teclado ao digitar uma qualquer função. Aliás, à semelhança do que já acontece com o joystick no modelo 7650, na navegação do Symbios OS.
A presente invenção da Nokia também permite poupar uma área significativa do telemóvel, uma vez que se torna desnecessária a inclusão de alguns botões para determinadas funções. Isto não significa, necessariamente, que o líder mundial de telemóveis vá incluir sistema de trackerball nos seus próximos modelos, mas tudo indica que o registo de patente não tenha sido em vão. Até porque como ficou provado, as vantagens são mais que muitas.