Skip to main content

Pixel 9a: A nova geração do Google com inteligência e consciência ambiental

Pixel 9a | Imagem: Divulgação A gigante Google já é uma marca tradicional no mercado de tecnologias, mas continua a conquistar espaço quando o assunto são os smartphones. O modelo Pixel 9a promete avançar ainda mais nessa relevância. Com previsão de chegar ao mercado português a 19 de março de 2025, o Google Pixel 9a […]

Pixel 9a | Imagem: Divulgação

A gigante Google já é uma marca tradicional no mercado de tecnologias, mas continua a conquistar espaço quando o assunto são os smartphones. O modelo Pixel 9a promete avançar ainda mais nessa relevância.

Com previsão de chegar ao mercado português a 19 de março de 2025, o Google Pixel 9a chega como uma evolução natural do Pixel 9, lançado no ano passado. A linha Pixel tem vindo a tornar-se uma das mais tradicionais no mercado de produtos smart, tendo nascido há mais de uma década, em 2013.

Aos consumidores em potencial, muitas perguntas surgem, sendo a mais repetida de todas: vale a pena trocar o meu smartphone atual pelo Google Pixel 9a? A resposta é “depende”, considerando as suas necessidades e o que procura num telemóvel, mas a garantia de qualidade da marca é esperada.

Neste texto, vamos explorar algumas das principais características do novo modelo do Google, como o seu design, o desempenho do dispositivo, as especificações da câmara, a segurança e, claro, aspetos indispensáveis relacionados à acessibilidade, conectividade e sustentabilidade do aparelho.

Design do Pixel 9a

No que diz respeito ao design, o Google Pixel 9a tem o mesmo tamanho do seu predecessor, com um display de 6,3 polegadas e uma resolução de 1080×2024. O formato é ideal para todas as principais tarefas em smartphones, sendo compacto o suficiente para um dispositivo móvel, mas amplo o suficiente para ver conteúdos.

Para o lançamento, o Google Pixel 9a estará disponível em quatro cores: obsidiana (preto), porcelana (branco), peônia (vermelho claro, quase rosa) e íris (lilás). Dentre as opções, a novidade é a quarta, uma vez que o modelo anterior contava com preto, branco, vermelho e um tom de verde que não está presente neste modelo.

Desempenho do dispositivo móvel

Saindo do design e partindo para o desempenho, há muito o que destacar! Para começar, o “S.O.” (sistema operativo) é o clássico Android, mais especificamente, a versão Android 15, com atualizações planeadas para o futuro. São pelo menos 7 anos de atualizações disponíveis aqui.

Além disso, o Google Pixel 9a utiliza o processador Google Tensor G4, exclusivo da marca, e traz uma memória RAM de 8 GB. Quanto à memória interna do aparelho, o modelo será disponibilizado em duas versões: 128 GB e a já clássica de 256 GB. Cartões de memória adicionais serão suportados.

Para finalizar, não podemos deixar de mencionar informações relevantes sobre a bateria, que conta com mais de 30 horas de carregamento ininterrupto. Há também a possibilidade de economizar energia, permitindo que o aparelho funcione durante 100 horas. O carregamento sem fio está disponível.

Câmera do novo smartphone

Outro aspeto relevante de qualquer smartphone moderno é a câmara. No caso do Google Pixel 9a, temos uma câmara traseira dupla com qualidade de 48 MP wide e 13 MP ultrawide. A câmara frontal também é igualmente competente, oferecendo 13 MP, com excelente qualidade de imagem e som.

Os vídeos podem ser gravados em até 4K e 30 ou 60 FPS (frames por segundo). Para facilitar a vida de quem tira fotos e grava vídeos com dispositivos móveis, o Google Pixel 9a conta com programas de edição de mídia no próprio aparelho, muitos dos quais são impulsionados por inteligência artificial.

Acessibilidade, conectividade e sustentabilidade

A acessibilidade do Google Pixel 9a é elevada, com destaque para a sua compatibilidade com aparelhos auriculares utilizados por pessoas com deficiência auditiva. Comandos por voz, contraste de cores e personalização do tamanho das fontes também estão disponíveis nas suas configurações.

No que diz respeito à sustentabilidade, vale a pena destacar que o modelo utiliza 100% alumínio reciclado e 81% plástico reciclado. Aliado a isso, as embalagens são completamente livres de plástico, um grande passo para mudanças positivas em prol do meio ambiente.

Quanto à conectividade, o Google Pixel 9a conta com Wi-Fi, Bluetooth v5.3 e 5G. Durante os seus primeiros meses no mercado, o Google Pixel 9a será lançado em Portugal e em mais 31 países, com outros mercados a serem esperados nos meses subsequentes, antes, durante e após o lançamento da versão 10.

Segurança e configurações de acesso

Por último, e definitivamente não menos importante, temos a segurança! O Google Pixel 9a vem com um VPN gratuito da própria marca, além de proteção contra malware, phishing e outros; bem como configurações de proteção com biometria, ferramentas de emergência e suporte para Dual SIM.

Se o Google Pixel 9a será o futuro dos smartphones, só o tempo nos dirá. Uma coisa é certa: o modelo é mais um passo na direção certa para a marca. Com a ideia do Pixel 10 já no horizonte, é certo que as inovações aplicadas no modelo 9a serão levadas a todos os próximos modelos.