Terminal é fixo e é móvel

Híbrido lançado pela British Telecom.

«O BT Fusion funciona como um telefone móvel quando se sai de casa, mas liga-se automaticamente e sem interrupção a uma linha fixa da BT equipada com Internet de banda larga quando se está em casa», explica o operador britânico em comunicado, reivindicando ser o primeiro a nível mundial a lançar este tipo de produto.

O BT Fusion é fabricado pela Motorola, esperando a BT que o novo serviço, suportado pela rede da Vodafone, venha acabar com a queda das receitas no negócio fixo, devida à concorrência da sueca Tele2 e ao abandono do telefone fixo a favor do telemóvel.

O novo produto está em testes por 400 clientes e só será comercializado a partir de Setembro, prevendo a BT conquistar «milhões de clientes até ao final da década».

Refira-se que a Sonaecom lançou no final do ano passado o Optimus Home, um telefone fixo que usa tecnologia móvel. Mas a Anacom obrigou o operador a restringir a mobilidade do equipamento a poucos metros por ter uma numeração fixa.

O objectivo da Sonaecom era criar um telefone que pudesse usar as redes da Novis e da Optimus, empresas do grupo, sem precisar da infra-estrutura da Portugal Telecom.