Skip to main content

VoIP ameaça incumbentes

Análise da Standard & Poor’s.

A Standard & Poor’s afirmou, em comunicado, que o VoIP «e a crescente concorrência de operadores de cabo e operadores alternativos representam ameaças significativas para as receitas, o EBITDA e, em última análise, a qualidade de crédito dos operadores incumbentes de telecomunicações na Europa».

Esta conclusão da agência de notação tem por base o estudo “Evolução Tecnológica Ameaça Ultrapassar Operadores Incumbentes Europeus – Mas Não Agora”, produzido pelos Serviços de Rating da Standard & Poor’s (S&P).

«Os perfis de risco dos incumbentes podem ser enfraquecidos, conduzindo a revisões em baixa [da notação de crédito], se as perdas de receita forem exacerbadas e a redução de custos das redes principais não forem removidas ao longo do tempo, enquanto o VoIP se torna a norma», refere a S&P.

A agência de notação afirma que as principais implicações da evolução tecnológica para as operações dos incumbentes nas redes fixas são a «significativa perda de receitas e, a tempos, um desencontro entre o ritmo da quebra das receitas e a capacidade de cortar custos».

No entanto, diz a S&P, «os incumbentes estão numa posição forte para reestruturar os seus modelos de negócio e operar com sucesso num ambiente competitivo que muda rapidamente».